quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Internet como factor de coesão social

Não nos podemos esquecer que a União europeia na pessoa da comissária europeia para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação tem vindo a defender o acesso grátis à Internet como ferramenta para diminuir a exclusão social, aumentar a troca de conhecimentos e aproximar os cidadãos.
"Temos que unir esforços para que a Internet possa vir a ser grátis, porque é uma ferramenta que leva o conhecimento a um grande número de pessoas e permite diminuir a exclusão social", foran as palavras de Viviane Reding, em Abril no encerramento do IV Fórum Ministerial «União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade de Informação», que decorreu em Lisboa.

Para Reding, "lutar contra os crimes cibernáuticos e incrementar esforços para que, no futuro, a internet seja acessível a todos" é uma prioridade.
A ideia de uma Europa que "assenta numa sociedade aberta, construída na diversidade cultural", em que as novas tecnologias de informação permitem "aproximar as pessoas e os diversos conhecimentos". Para isso ser plenamente possível, "os instrumentos devem ser baratos, acessíveis", é o que está por detrás destas e outras políticas.
A internet foi inventada para democratizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, melhorar a transparência da administração e reduzir as divisões sociais.

É por isso que nos batemos por internet acessível a todos! Por questões económicas, mas sobretudo sociais! Quantas mais pessoas podiam estar a ler este site a net fosse de baixo custo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que nos dias de hoje a internet é essencial como o ar, é um excelente meio de divulgação de informação tanto no trabalho como na escola como no lazer.

Unknown disse...

Adquiri a semana passada equipamento da Zapp por 89€ pagando por mês 35€, sou trabalhador estudante e necessito de ter a net portátil, mas com estes preços isto é um autêntico luxo, são incomportáveis e é necessário fazer mais um esforço financeiro pois é uma ferramenta bastante importante para mim como estudante pois pois na plataforma de e-learning da faculdade são deixados grande parte dos apontamentos, feitos alguns exames e deixadas as notas bem como comunicados dos professores... Algo está mal e tem de ser corrigido, são preços exurbitantes! É uma autêntica discriminação!

Anónimo disse...

Acho que devemos defender um preço justo pelas coisas que pagamos, nem roubalheiras nem querer as coisas à bolix.

Anónimo disse...

o sr netpoer200 desculpe mas como diz o luis não há nada de justo nos preços praticados um estudante nao consegue ter essa despesa e é dos que mais precisa. as empresas abusam e ainda por cimavendem gato por lebre que é como quem diz anuncia uma velocidade e depois tem outra.