sexta-feira, 23 de março de 2007

PT! The dark side of the force...

Os ISPs como Oni, Clix, etc (não sei se há mais), quando dizem que o cliente está em zona do dito cujo operador, que se passa? Que estão cobertos por uma central telefónica da PT, onde estão alojados equipamentos de um, ou mais, dos referidos operadores.


Como funciona isto? O cliente diz que quer ir para um destes ISPs e, desde a sua casinha até à central, toda a infraestrutura pertence 100% à PT e é por ela gerida. Problemas é a PT que tem de resolver. O ISP não pode fazer a "ponta dum c$#%&".


Dentro da central, o cabozinho do cliente liga em equipamento PT. No caso dos desagregados (os que aderiram os ISPs alternativos referidos) esse cabozinho é desviado para um equipamento do ISP em causa. E a partir daí é que se fala em infraestrutura 100% do referido ISP.


Coisas que podem correr mal e em relação ao qual o ISP não pode fazer absolutamente nada, excepto pedir, rogar, implorar, etc, à PT que resolva: tudo o que sejam problemas com o cobre desde a casa do cliente até à central. Nomeadamente parvoíces que possam ocorrer, até mesmo dentro do prédio. Tenho o exemplo dum colega, que esteve cerca de 6 meses (!) com o Clix desactivado simplesmente porque um vizinho pediu uma instalaçao telefónica vulgaríssima à PT, esta foi instalar o telefone e desligou a conexão do meu colega. Esta situação 100% da responsabilidade da PT, provocou que este cliente Clix estivesse 6 meses sem serviço. Isto à mistura com situações caricatas, como a PT dizer que a morada em causa (na Grande Lisboa) era em Gondomar, etc, etc, etc. Um chorrilho de confusões e trapalhadas. Pergunto: culpa de quem?Avarias, cortes, etc, no cobre, responsabilidade da PT resolver.


Depois ainda temos as situações jeitosas de erros (?) dentro das centrais, em que a pessoa da PT, que desvia o cabo para o equipamento do ISP alternativo, se engana (?) e coloca o cabo no sítio errado.


É mais que evidente que isto só pode algum dia funcionar bem, quando a infraestrutura estiver numa entidade que não a explore comercialmente junto ao utilizador final. Senão, é o que temos: concorrência (??????) totalmente deturpada.

2 comentários:

Anónimo disse...

a clix é o pequeno Luke! lol

Nuno Pereira disse...

Pode-se acrescentar a essa lista dos operadores em acesso directo a Tele2.

De facto esta situação só pode mudar quando quem faz a gestão a rede não tem nada a ver com um dos operadores que operam no mercado, ou então quando for criado um consórcio de gestão que tem todos os operadores em igualdade.