sexta-feira, 30 de março de 2007

História de uma adesão à Clix

1) No inicio do mês de Dezembro de 2005 entrei em contacto com a Clix, interessado no produto Telefone+Internet 16MB, solicitando informações de tarifário, entre outras, incluindo a informação do tempo estimado de adesão, ao que me foi respondido no máximo 2 meses.
2) No dia 12 de Dezembro de 2005, após ter adquirido um Modem Clix ADSL2+ numa loja da Worten, preenchi o formulário de adesão e respectivo contrato. Nessa semana (15 de Dezembro) coloquei o envelope RSF no correio.
3) Segundo os sistemas da Clix, o meu pedido de adesão deu entrada no dia 4 de Janeiro de 2006.
4) Também segundo os registos da Clix, o pedido de linha telefónica (parte fundamental para o serviço ADSL) foi solicitado à PT Comunicações no dia 10 de Fevereiro de 2006.
5) No inicio do mês de Abril (infelizmente não consigo precisar a data), recebi uma carta da Clix, indicando que o processo ficaria resolvido no prazo de duas semanas.
6) No dia 5 de Maio recebi nova carta da Clix, com a informação da adesão, assim como requisitando a minha presença para a instalação da linha telefónica – a ser realizada por um técnico da PT Comunicações – no período da manhã do dia 1 de Junho de 2006, indicando igualmente que a instalação estaria finalizada no dia 2 de Junho de 2006.
7) No dia 1 de Junho durante o período da manhã, ausentei-me das minhas responsabilidades profissionais, para, de acordo com a solicitação da Clix, estar presente na minha residência para acompanhar a instalação telefónica.
8) No dia 1 de Junho, depois do período da manhã, contactei a Clix para que me esclarecessem a razão para o não aparecimento de nenhum técnico. A resposta dada foi “A carta que enviamos para os nossos clientes é standard e não era necessário a presença do cliente, pois a instalação é feita na central e na caixa da minha rua.” Conclusões da Reclamação:
1) O serviço de adesão demorou mais do que o esperado (2 meses – este período além de anunciado pela Clix nas campanhas de promoção do produto, foi confirmado pelo contact centre.)2) Desde o inicio do pedido de adesão à data de envio desta reclamação ocorreram 168 dias, sendo que o processo de envio de correspondência possa ter sido atrasado em 15 a 20 dias (o que em Portugal é concerteza uma excepção à celeridade dos CTT). Estive cerca de 150 dias (5 meses) à espera da instalação de um serviço telefónico e de Internet.
3) É muito díficil de entender que um processo de deu entrada no dia 4 de Janeiro de 2006 na Clix, tenha sido apenas enviado para a PT Comunicações no dia 10 de Fevereiro do mesmo ano. Concerteza que entendo que a PT Comunicações não tenha os processos de contratação e intermediação com os outros operadores devidamente limados, mas mais de 30 dias para pedir uma linha telefónica à PT Comunicações parece-me um profundo exagero e uma inoperância nada digna do grande nome que a Clix representa (SONAE).
4) Não entendo porque durante todo este tempo – 150 dias – apenas me tenham contactado uma vez, por carta, criando a expectativa de resolução num prazo de duas semanas. Tal nunca veio a acontecer, e sobre tal facto nunca nenhum pedido de desculpa, justificação ou qualquer forma de comunicação ocorreu da Clix para a minha pessoa.
5) Todo este atrituoso processo culminou com a não comparência de nenhum técnico da PT Comunicações no dia 1 de Junho de 2006.
6) Porque razão enviam uma carta requisitando a presença dos clientes nas suas residências, quando tal não é verdade – isto baseado na informação do vosso Contact Centre.---Apresentei no dia 1 de Junho esta reclamação dando 15 dias para uma resposta a um conjunto de exigências (ausência de pagamento de activação, desconto pelo tempo e comunicações gastas). Mais uma vez ninguém me respondeu.
Esperei 20 dias e nada.
Conclusão: Cancelei tudo!
Ricardo Duque

Sem comentários: