terça-feira, 15 de maio de 2007

«Quantos serão os utilizadores da Internet?»

Dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro respondem com o projecto pioneiro http://www.mapmyname.com/beta/ cujo objectivo é contabilizar e mapear o número de utilizadores da Internet, a nível mundial, durante um mês. O lançamento decorre às 00h00 do dia 22 de Abril, o Dia da Terra.
Foram cinco os meses de concepção do website baseado em tecnologias, open source e na API de mapa do Google, ou seja, a custo zero.«Este projecto enquadra-se numa nova forma de construir websites denominada por WEB2.0», explica João Ribeiro, um dos autores do projecto.
No site, os utilizadores podem registar-se, identificando num mapa, o local ao qual se pretendem associar. O objectivo é «passar a palavra» e provar que qualquer pessoa no mundo está a menos de «6 pessoas de distância do utilizador». Na aplicação, ainda experimental, é possível visualizar a lista dos dez utilizadores que mais pessoas cativam para a rede.

No final da contagem, será possível consultar o número e o perfil dos internautas e averiguar, por exemplo, quantas pessoas, nomeadas João, existem no mundo. Além disso, poder-se-á traçar o percurso de alguém que, em Aveiro, pretende falar com um utilizador registado, em Tóquio.
Com a versão oficial, a lançar às 00h00 do dia 22 de Abril, os autores do projecto, João Ribeiro e Sérgio Veiga estão também a abrir caminho para a introdução de um novo conceito na web, o da «partilha de pessoas versus partilha de fotos/vídeos de pessoas», através do embedded de pessoas em blogues. Ou seja, um utilizador do mapmyname.com poderá introduzir, em vários sites, o seu balão informativo, previamente criado.
Os registos ultrapassam já as duas centenas e «as críticas dos utilizadores têm sido muito positivas», então...não fiquem aí parados e contrubuam! Já sabemos que a nossa net é lenta, mas isto é intelecto nacional, há que contribuir mesmo tendo que sofrer um cadito. Nós acreditamos em causas, esta parece gerar uma informação interessante!

2 comentários:

Anónimo disse...

Somos muitos tipo chineses na cantina!

Anónimo disse...

temos altos cranios e ninguém os paroveita podiamos ser dos paises mais ricos do mundo se lucrassemos com as praias e o sol e ninguem faz nada de jeito.